Trata-se de um exame não invasivo e indolor, realizado com equipamento específico, cujo objetivo é avaliar a estrutura do sono de uma pessoa e perceber se no seu decorrer se existem distúrbios ou alterações, de causas diversas, que o possam afetar. Neste exame são registados de forma simultânea vários parâmetros: cardíacos, respiratórios, neurológicos, musculares e também a oxigenação do sangue, a posição corporal e o ressonar, que posteriormente serão analisados e interpretados.
No HPC temos à disposição 2 tipos de polissonografia, em internamento (realizada no hospital-Nível 1) e ambulatório (realizada no domicílio-Nível 3).
Quando devo fazer o estudo do sono?
Deve efetuar este estudo as pessoas que descrevam as seguintes alterações:
Quais são os tipos de estudo efetuados no HPC?
No Hospital Privado Chaves, dispomos de um Laboratório do Sono modernamente equipado e estando apto para dar resposta às patologias do sono. Possui todo o conforto necessário, incluindo casa de banho privada. Dispõe também de um controlo por vídeo e áudio, ligado ao gabinete de controlo do nosso técnico do sono.
O utente pode levar o equipamento para casa e é explicado todo o funcionamento para que consiga fazer o estudo no conforto do domicílio.
No dia seguinte, é necessário voltar ao hospital para entregar o equipamento e, posteriormente, os registos serão analisados pelo médico, que avalia o padrão de comportamento dos vários parâmetros durante o sono, de forma a poder detetar alterações cardiorrespiratórias.
Existe alguma contraindicação da polissonografia?
Não há contraindicações para a polissonografia quando o paciente cumpre os critérios para a realização do exame.